sexta-feira, abril 06, 2012

O velho e o mar (The old man and the sea), de Ernest Hemingway

 Amigos leitores e visitantes para não deixar o blog jogado às moscas pela falta de tempo em produzir textos e de dedicar um pouco mais da minha veia artística neste blog, deixo com vocês duas adaptações primorosas da sétima-arte do romance, O velho e o Mar de Ernest Hemingway. É a história de um pescador que, ao passar 84 dias sem conseguir fisgar um peixe se quer, tem a tamanha surpresa de apanhar um peixe descomunal. O qual lhe oferece extrema resistência contra as forças de seus cansados e velhos braços, corpo e espírito.
Não deixe de assistir e ler o romance.

  • A primeira é uma adaptação em formato de Stop Motion, criado pelo artista alemão Marcel Schindler, com um tempo de apenas 4 minutos. É magnifico, vê o processo de criação da história passo a passo, apenas na caneta e no papel. Marcel constrói toda a narrativa, sem fragmentá-la, de forma primorosa. 



  • A segunda adaptação é uma curta de animação Russa que faturou o Oscar da categoria em 2000. O belo filme (19'56'') feito por Aleksandr Petrov, utilizou uma técnica peculiar – pastel sobre vidro em que se utilizou apenas de seus próprios dedos em vez de um pincel, adicionando profundidade nas pinturas. Demorou mais de 2 anos para pintar e fotografar mais de 29.000 frames – as cenas são de uma beleza impecável. 

5 comentários:

Manoela disse...

Tu sabes que eu amo Hemingway, né?!

Wagner Bezerra disse...

Agora sim princesa ;) Gostasse do video?! ;D

Alô, Liberdade! disse...

Adoro Stop's motion. Até já tentei criar alguns em casa, hehe

Visita a gente!

beijos,
Raíza H.

Anônimo disse...

Muito Bacana. Lembro quando fiz o trabalho sobre Hemingway, com ênfase nessa obra. Não tive tempo para ler o Livro e utilizei recursos como videos e animações, que me renderam uma boa nota. ;)
Hemingway gostava de temas como perigo e caçadas,tons de morte. Estranho como ele deixava suas obras praticamente auto-biograficas.

Wagner Bezerra disse...

Fico feliz que tenham gostado do post, eu nunca li este romance, já li alguns contos dele e são fantásticos, mas depois de assistir os dois videos me deu mais vontade ainda de ler O velho e o mar e outros romances dele ;D